top of page
  • Foto do escritorAndré Santos

O que é Funil de Vendas?

Atualizado: 14 de jul. de 2023


o que e funil de vendas

Funil de Vendas é o processo pelo qual seus clientes passam para fechar uma compra com sua empresa.


Um funil é separado por etapas que podem variar de empresa para empresa, de produto para produto e ou serviço. Também conhecido como pipeline, apoia equipe e gestores a:

  • A ter uma visão geral de oportunidades de negócios aberto, ganhos, perdidos e estagnados;

  • Obter uma visão global dos valores e quantidade das oportunidades por equipe e usuários;

  • Visualizar as oportunidades que estão em dia, atrasadas ou sem atividade agendada;

  • Apoiar diretamente na correta tomada de decisão (gestão a vista) das oportunidades em aberto.

Exemplo de funil de vendas:

funil de vendas

Ploomes CRM


Tudo começa com um lead que, ao longo do funil de vendas, se torna um negócio. As etapas do funil são a jornada que seu lead percorre no seu processo de vendas.


O funil ou os funis podem variar de empresa para empresa, tudo vai depender de como o seu processo de compra é feito.


Podemos exemplificar com um Funil de Vendas básico:

funil estrategico

Entretanto, é possível ir mais longe e segmentar ainda mais o processo:

funil complexo

Independente do quão longe sua empresa vá no detalhamento dos estágios, o importante é que você otimize cada etapa do seu funil. Para quem está iniciando a gestão de pipeline, recomendamos utilizar apenas 4 etapas, que garantem que as principais atividades que precisam ser conduzidas para se ganhar uma venda com excelência.


Outros exemplos de funil:

  • Inbound

  • Outbound

  • Suporte

  • Customer Success

Por que é importante definir o Funil de Vendas?


As equipes comerciais estão em constante negociação com seus clientes, e é fundamental para a saúde financeira da empresa acompanhar cada um desses processos de perto. Ter uma visão clara da situação dos negócios em andamento permite que sua equipe tome decisões estratégicas dependendo do quadro geral do Funil. Por exemplo: caso exista um volume considerável de negócios bem avançados, é ideal que a equipe trabalhe para fechar negócio, focando nas que tem maior potencial e chance de fechamento. Caso existam poucas negociações em andamentos, o foco deve ser na geração de novos negócios.


Também é possível saber quantos negócios estão em cada uma das etapas do ciclo e qual o valor em jogo em cada uma. Além disso, é possível saber há quantos dias cada um desses negócios está em um determinado estágio, fornecendo mais indicadores e poder de decisão para que a equipe de vendas não deixe negócios estagnarem e esfriarem, deixando de ganhar dinheiro.


A Koncepto é uma executoria 360º, mão na massa, trabalhando como motor de aceleração e transformação de pessoas e negócios nos pilares de gestão, educação e tecnologia.


Entre em contato e vamos marcar um bate papo para entender sua estrutura e como encontrar o melhor caminho para ajudá-los?


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page