top of page
  • Foto do escritorJefferson Frasnelli

Comunicação como base para a Transformação Digital

Atualizado: 2 de out. de 2022


comunicação para transformação digital

A comunicação de fato é um dos grandes entraves para a colaboração eficiente entre todos os setores das organizações.


Como a informação deve trafegar entre as áreas, desde a interação do departamento Comercial com o Cliente para a definição e concepção de um produto, como o departamento de P&D trabalhará em conjunto com a Engenharia, Custos e Processos para definir custos e a precificação, como a Produção se organizará para definir prazos e entrega.


A grande maioria das empresas falha, em algum nível, no processo de comunicação entre as áreas. A falta de um processo sistêmico, com ferramentas adequadas e métodos estabelecidos, cria um ambiente totalmente informal, onde informações desencontradas e sem confiabilidade são compartilhadas, pessoas e departamentos são envolvidos em momentos errados no processo, uma infinidade de e-mails, ligações, reuniões são realizados sem necessidade e objetivos definidos, sendo meios de correção e justificativa de problemas e especialmente erros.


Olhando pelo viés da Transformação Digital, várias são as ações necessárias para que o processo de comunicação e colaboração seja efetivo, contudo, antes de qualquer passo os executivos necessariamente deverão olhar para a estrutura da empresa e definir estratégias e objetivos claros, bem como trabalhar a cultura e a mentalidade organizacional.


Ao contrário do que a grande maioria acredita, a transformação digital não é somente sobre aquisição e implantação de tecnologias, pois ao adotar ferramentas disruptivas, cria-se junto à elas um ambiente de desconforto entre os envolvidos, por medo e resistência às novidades, dessa forma é condição fundamental a estruturação da estratégia para o sucesso da jornada.


A mentalidade dos empresários também precisa ser trabalhada, com o intuito de desmistificar o conceito formado de que tais tecnologias são caras, inviáveis para pequenas e médias empresas e acessíveis apenas para grandes corporações.


As plataformas de comunicação atuais permitem acelerar a inovação possibilitando times multidisciplinares colaborarem em tempo real através de comunidades, dashboards, agregando segurança no compartilhamento de dados, estrutura conectada, conhecimento e informação em um só lugar. Sistemas Cloud impulsionados pela pandemia, permitem acesso através de dispositivos móveis, em qualquer hora e em qualquer lugar, potencializando a eficácia da comunicação.



Funcionalidades chaves:

  • Compartilhamento de informações em tempo real, levando aos interessados os dados adequados e necessários em cada etapa do processo;

  • Acesso através de diversos móveis, permitindo acessibilidade em qualquer situação;

  • Acesso seguro, em base de dados única e protegida;

  • Permite visualização dos mais variados tipos de arquivos via navegação Web;

  • Criação de comunidades para um determinado fim, possibilitando integração, colaboração, informação e inovação;

  • Pesquisa de informações e dados, com ferramentas de buscas assertivas;

  • Atribuição de atividades e responsabilidades em projetos;

  • Monitoramento do negócio e compartilhamento de dados on-time através de dashboards.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) desenvolveu, em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), um modelo de diagnóstico da maturidade ou prontidão digital das Médias e Pequenas Empresas e em sua conclusão aponta que, uma das principais dificuldades com a Transformação Digital está na dificuldade em conseguir acessar pessoas/empresas com capacidade de ajudar a empresa nesse processo.


A Koncepto Gestão Corporativa é uma consultoria hands on, que atua nos principais pilares que governam companhias que buscam por alto desempenho. Nossa visão e atuação 360º, permitem que empresas que possuem dificuldade em tracionar seus projetos, planos de crescimento e inovação, possam ter acesso a práticas de nível mundial, combinando o que há de melhor entre a gestão ágil e tradicional.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page